COLEÇÃO: PAR IN-VERSOS

13/12/2012 14:51

P R E F A C I O S

 

COLEÇÃO: PAR IN-VERSOS

Volume I: A TERRA DA GENTE

Volume II: O SONHO DA GENTE

Volume III: A GENTE DA GENTE

______________________________________________________________________

P R E F Á C I O  I  ===> TERRA DA GENTE

Este primeiro momento dedicamos para  pessoas maravilhosas que nos ajudaram a bem-viver em Barras e outros paraisos: Dona Sinhara, Manoel Monte, Zuzú Monte, Dr. José Lages, Toinho Carvalho e tantos outras que derramam pelas bosrad de nossos corações.

 

______________________________________________________________________

P R E F Á C I O II  ===>  SONHO DA GENTE:

Este segundo momento dedicamos para  duas  pessos fantásticas que nos ajudaram a realizar um MONTE de sonhos:  CELINA E KÁTIA

_____________________________________

 “... e demorou muito! Já se passaram 8 anos da publicação do Volume I (A Terra da Gente). Até parece uma ironia do destino: O Sonho da Gente foi bem difícil de ser realizado... Mas, valeu! Vamos dar o segundo passo...” - Joaquim Monte.

 

"Pois é! Também concordo! O nosso SONHO DA GENTE foi realizado com inspiração e transpiração! Como diz o proverbio: "mais vale tarde do que munca"! Lembra? Perambulando de tema em tema... Cada tema uma canção... Um pedaço de nós jogado no envão..."! Espero que cada verso encontre o seu caminho". - Fancy Monte.

_____________________________________________________

O SONHO QUE A GENTE SONHA QUANDO ESTAR DORMINDO!

   A mente continua funcionando durante o sono.

   O sonho é uma atividade cognitiva subconsciente através da qual ocorre elaboração psíquica (é a imaginação processando idéias e organizando imagens, que são percebidas pela mente e que podem - ou não - serem lembradas depois de acordar). E. por isso, estabelece uma relação entre a vida consciente e a inconsciente.

   O sonho não acontece por acaso! Existe uma intencionalidade... Funciona como um regulador do equilíbrio psíquico. Através do sonho podemos antecipar o futuro e buscar a realização de um desejo reprimido. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou, até mesmo, de uma expansão da consciência.

   Freud, Jung e muitos outros estudiosos pesquisaram e comentaram sobre sonhos: Freud propôs a Interpretação dos Sonhos como método para desvendar seus conteúdos e mecanismos psicológicos; para Jung o sonho é uma ferramenta utilizada pela mente na busca do equilíbrio (compensação com a finalidade de demonstrar ao sonhador a necessidade de uma mudança de atitude) e, por isso, ele propõe a Analise dos Sonhos como método para compreender seus conteúdos e mecanismos psicológicos.

______________________________________________________

 O SONHO QUE A GENTE SONHA QUANDO ESTAR ACORDADO:

          Começamos lembrando Aristóteles: “A esperança é o sonho do homem acordado”.

        Sonhar acordado é planejar o futuro que queremos ter! É a vontade e o desejo sob forma de imagens! O planejamento permite à pessoa antecipar acontecimentos, fazendo com que primeiro eles aconteçam no mundo imaginário (aqui dentro de cada um de nós) e, depois, no mundo real (lá fora)!

        A imaginação é a propriedade que nos permite sonhar acordado: vislumbrar o que está ocorrendo dentro de nossa mente, como se estivéssemos vendo aquilo em que estamos pensando!

          Sonhamos acordados quando estamos observando, contemplando, lendo, pesquisando e, principalmente, pensando!

          E, assim, ao longo da vida, vamos Sonhar em Ter... Sonhar em Estar... Sonhar em Ser...

SE SONHAR É BOM... REALIZAR O SONHO, É MELHOR AINDA!

________________________________________________________

"Francy, leia abaixo uma reflexão (poética) que fiz sobre tudo o que sentimos, pensamos e fizemos acerca do sonho!" - Joaquim Monte.

 

SONHO DA GENTE...

 

O Sonho da Gente é magia criadora de energia e impulso:

força poderosa, do tamanho da imaginação de cada um,

que está dentro do coração da pessoa que sabe sonhar

e sabe, também, se empenhar para torná-lo realidade!

 

O Sonho da Gente é maior do que cabeça que viceja:

tem o tamanho do pensamento solto e da vontade livre...

É inspiração renovada que explora a infinitude universal

e ainda cria as possibilidades e fantasias mais delirantes...

 

O Sonho da Gente é dádiva gratuita de valor incomparável:

vontade sob forma de esperança e desejo na cor do querer...

Sonhar é de graça, basta fechar os olhos... e não dormir!

É oportunidade que se tem de se ter a coisa que se quer.

 

O Sonho da Gente é do tamanho do amplo de cada um...

do tamanho de tudo que a pessoa possa vir a conceber:

aumentado pelo desejo incontido de voar para bem longe

e limitado pelo medo de sair do ninho e cair num precipício!

_________________________________________________

 

“Sabe Francy, agora que nosso livro está pronto fiquei com uma grande dúvida: não sei se este trabalho é uma poesia com conteúdo... ou se é um conteúdo em forma de poesia! De um jeito ou de outro, só uma coisa espero... Que ele cumpra o seu papel, seja qual for!” - Joaquim Monte.

 

“... e, agora, tudo pronto! O Sonho da Gente foi realizado mais uma vez.”  - Francy Monte.

_________________________________________________

 

DESABAFO 

Foi um estupro: prostituíram o meu livro... Em nome do medo-do-novo (medo de fazer algo novo) desconfiguraram a forma para respeitar a mesmice de sempre... Por que não podia ser um livro diferente? Tinha que ter a mesma cara padronizada de sempre?

         A covardia cedeu à pressão de antigos “paradigmas” que só servem para prejudicar o avanço da evolução, impedindo a liberdade para criar e a ousadia de criar. Crenças estabelecidas para serem eternizadas como se fossem trilhos para manter a vida presa sempre num mesmo sentido (sem a mínima possibilidade de seguir os rumos de outras direções)...

         E, a criatividade, foi amordaçada por aquele que tem “medo de ser diferente”! Não pode tentar. Sim, não vamos tentar... É proibido ser inovador. Sim, vamos ser conservadores... Se esqueceram que a Lei da Vida é a Lei da Mudança. Só não muda quem já morreu...

         Criar é transformar o que já existe: alterar, transfigurar, modificar, reformar, mudar... para que as coisas se tornem diferentes: um aspecto peculiar, uma nova aparência, uma essência renovada, um jeito diferente de ser...

         A criatividade é o fenômeno mental que possibilita o homem transformar a natureza em cultura, construindo patrimônio e fazendo história. Hoje só temos um patrimônio histórico a ser conservado e uma história da humanidade a ser preservada, porque os homens do passado construíram... E, nós... vamos apenas conservar a nossa herança, ou vamos continuar a construção?

         O conservadorismo não pode impedir o homem de continuar escrevendo a história! Não somos apenas funcionários da manutenção e o nosso papel não é apenas de “conservadores”... Somos “continuadores” (somos, também, “construtores” da história!

         Um livro é como um filho que herda características de seu pai: um livro deve ter a cara de quem o escreveu... Um livro é a expressão dos sentimentos e dos pensamentos de seu autor: o conteúdo e a forma de um livro manifestam as idéias e a estética do escritor.

         Fomos cúmplices dos estupradores: aceitamos, concordamos, sedemos... O “Terra da Gente” foi concebido para ser diferente! A mudança na forma de sua apresentação, não só comprometeu a idéia original, como também prejudicou a sua essência que era o cotejo entre a criação e a recriação (o paralelismo entre as opiniões dos autores sobre a mesma temática). Esse vai ser como o outro deveria ter sido... Não podemos deixar que o tradicionalismo medroso nos impeça de construir nossa própria história.

joaquim Monte

_______________________________________________

P R E F Á C I O  III  ===> GENTE DA GENTE

Este terceiro momento dedicamos para ...